top of page
BANNER-4.jpeg

Projetos

Conversão da Matriz Energética no Manejo da Juçara

O projeto "Conversão da Matriz Energética no Manejo da Juçara" visa reduzir custos de energia para a Associação de Bananicultores de Ubatumirim. Com apoio do Fundo Casa, 60% da energia foi convertida, reduzindo a conta pela metade, mas desafios como quedas de energia e perdas na colheita persistem, exigindo aquisição de um gerador para garantir 100% de autonomia.

FullSizeRender_VSCO.JPG

Projeto Juçara

O Projeto Juçara, em suas duas fases, se fundamentou na divulgação e expansão da utilização dos frutos da palmeira juçara para produção de polpa alimentar e seu uso na culinária; consolidação de sua cadeia produtiva, por meio da difusão do manejo sustentável da juçara para geração de renda, associada a atividades de recuperação da espécie e da Mata Atlântica; e a reconversão produtiva de áreas, contribuindo com a fixação de carbono.

Captura de Tela 2024-04-24 às 16.43_edited.jpg

Projeto do BB Eco-futuro: capacitação transformadora para a juventude

O Projeto Ecofuturo: Capacitação Transformadora para a juventude, aprovado em 2016 e financiado pela Fundação Banco do Brasil, tem o objetivo capacitar jovens, moradores de comunidades socialmente vulneráveis, em técnicas sustentáveis, com oficinas de educação ambiental e vivência em permacultura, gratuitas e de qualidade. Tem parceria com o Projeto TAMAR e com o GAIATO.

SAM_4707.jpeg

Projeto Manejo Florestal Comunitário

O projeto Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci consistiu na continuidade das experiências desenvolvidas pelo IPEMA e uma rede de parceiros com objetivo de fortalecer os arranjos produtivos da sociobiodiversidade na Mata Atlântica, por meio da promoção do manejo sustentável da palmeira juçara e outras espécies nativas na comunidade do Sertão do Ubatumirim em Ubatuba-SP. Financiado pelo Fundo Brasileiro para a Diversidade – FUNBIO, através do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos pelo Tropical Forest Conservation Act – TFCA.

a4fd669fa296bb93d89813a6a2c97b34.jpeg

CEDS

O projeto Ecocapacitação em Tecnologias Sustentáveis teve como propósito principal a difusão de técnicas construtivas de baixo custo, como estratégia para minimizar os impactos ambientais das construções através de metodologias que abordaram a educação ambiental.

 

O Projeto Ecocapacitação em Tecnologias Sustentáveis, realizado no Centro Experimental de Permacultura (CEP), situado no bairro Corcovado, entre junho e outubro de 2012, ofereceu oficinas gratuitas aos moradores do litoral do Estado de São Paulo com momentos teóricos e práticos. O resultado final foi uma casa construída com técnicas de bioconstrução, erguida durante as aulas práticas, que é utilizada como alojamento para alunos. Em sua construção foram utilizados diversos materiais reutilizados, como as portas, janelas, pia e bidê do banheiro. O telhado da casa é feito de bambu em sua base e com teto verde, as colunas são postes descartados da rede pública de iluminação e as paredes de pau a pique e COB, entre outros materiais sustentáveis.

O projeto foi fruto de um convênio entre a Petrobras, a UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), REALNORTE (Colegiado das Entidades Ambientalistas do Litoral Norte) e o CEDS (Centro de Experimentação e Diálogo para Sustentabilidade), e tem parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba.

O IPEMA acredita na mobilização da população local e se orgulha de ações como essa. A Instituição agradece a todos os que participaram de mais essa vitória!

Noticias: veja matéria publicada na revista digital Plurale em Ação.

instalacoes-9-1_edited.jpg
bottom of page